terça-feira, março 14, 2006

Um pouco de filosofia para entender as coisas

Bem... Esta semana o Murilo postou Thomas Malthus, agora eu pinço um trecho de um filósofo que gosto muito: André Comte-Sponville. Já vi alguma coisa dele no blog da Érika também.


“Não venhamos com conversas fiadas. Se as pessoas trabalham, se pagam impostos, se respeitam mais ou menos a lei, é por egoísmo, sempre, e sem dúvidas unicamente por egoísmo, na maioria das vezes. O egoísmo e a socialidade andam juntos: é narciso no Clube Méditerranée. Inversamente, toda coragem verdadeira, todo amor verdadeiro, mesmo se a serviço da sociedade, supõe essa relação lúcida consigo, que é o contrário do narcisismo (o qual não é uma relação consigo, mas com sua imagem, pela mediação do olhar do outro) e que chamo de solidão... O egoísmo e a socialidade andam juntos; juntas, a solidão e a generosidade. Solidão dos heróis e dos santos: solidão de Jean Moulin, solidão do abade Pierre...”


Isso me fez pensar se realmente existe movimentos desarticulado. Bem... as lutas se fazem com a paixão, coragem e amor de indivíduos solitários. Afinal, sempre haverá o dono da voz que se levantará. E eles sempre estão sós. O apoio não é companhia, provavelmente será interesse. Se realmente não for interesse, que seja mais uma voz.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bem, particularmente não acredito que todo apoio na verdade, é interesse. Pelo menos, eu interpreto esse interesse como sendo algo dúbio, coisa de levar vantagem mesmo. Até porque, se há apoio verdadeiro, então, é porque, pelo menos naquele momento, há congruência de reais interesses. Obrigado pela citação!