quinta-feira, setembro 21, 2006

Pra aliviar o coracao

Você pensa que eu também nao tenho vontade de mandar tudo às favas? Pensa que nao me invade esse sentimento de frustracao, essa amargura oca, essa acidez na boca da alma? Sim, tem hora que me canso de bancar o Sísifo, de ficar carregando ladeira a cima essa pedra de uma esperanca esburacada. Tem hora que me sinto Prometeu Acorrentado, mas sem revolta, agradecido por ter as maos atadas. E a única coisa que me passa pela cabeca é embriagar-me de alienacao e ficar na varanda do apartamento, contemplando silenciosamente a cidade lá em baixo, miríades de cristais reluzino impessoais, anonimos, indiferentes ao meu estupor.

É muito frustrante semear esperancas. Sao graos miúdos, delicados, quase invisíveis, ora plantados no caminho acidentado, ora num coracao angustiado, sempre no terreno árido da pobreza insolente. E depois vem o árduo trabalho de regar todos os dias, ver emergir o primeiro broto, um fiasco de verdade aflorando sobre a terra negra. E a gente é tomado por esse sentimento feminino do querer cuidar e comeca, entao, a acreditar que a primavera existe.

A esperanca é um pássaro em vôo pemanente. Segue adiante e acima de nossosmolhos, flutua sob o céu azul, nao se lhe opoe nenhuma barreira. É assim em tudo aquilo que se nutre de esperanca: o amor, a educacao de um filho, o sonho de um mundo melhor.

Frei Betto

2 comentários:

Anônimo disse...

Faço-lhe um pedido: Não abata esse passarinho. O melhor seria nós quebrarmos todas as gaiolas, e então a Esperança voará acompanhada de Canários, Graúnas, Galos-Campina, Sabiás. E esses a agraciarão com seus cânticos.

Anônimo disse...

É bom sentir o vôo de qualquer maneira, mas pousar na realidade é verificar que podemos fazer muito mais aqui do que lá em cima. A esperança é um sonho, a fé uma certeza. Quero voar mas não tenho asas o que fazer para passear e ver o mar tão lindo, a beleza das matas, até mesmo os telhados novos e velhos das casas? Hoje somos pássaros presos em apartamentos, alguns vêem cantar no meu terraço, uma visita encantada, temos um elo qualquer que nos dá o sabor de que somos todos um só.
Gostei do Blogger e Pra aliviar o coração, é lindo...Parabéns!