domingo, junho 11, 2006

Minha primeira semana por aqui

bem... uma semana de muitos acontecimentos. O carnaval das culturas do mundo foi muito legal. Muitos blocos do Brasil. Escutei de tudo, maracatu, musica baiana, samba... (gracas a Deus nao teve nenhum bonde do tigrao.) O mais interessante foi ver os blocos dos turcos, chineses, poloneses... Por incrivel que pareca teve um bloco de Trindad Tobago. Sim! Tem uma comunidade de Trindad Tobago aqui no bairro. Louco nao? Realmente Berlim é uma cidade cosmopolita. No metrô a gente escuta todas as linguas possiveis.
No meio do carnaval encontro com a Anne Dose, uma estudante do Alex que eu tinha conhecido na Universidade. (Mais uma vez estou eu encontando com o povo no meio da rua.) Mas foi ótimo pq numa hora daquelas eu já tinha me separado da Lena e do Paul e tava perambulando sozinha no meio do carnaval. Com a Anne estava outra brasileira chamada Dulcinéia (tinha que ser brasileira mesmo, com esse nome) que está estudando aqui. Dai ela inventou de ir para uma rave no meio de um parque, dentro de um bosque imenso. Muito louco, jah eram 9:30 da noite, o sol nao tinha ido embora e a musica eletronica truando num descampado que tinha entre as árvores. Voltamos meia noite cruzando o parque sozinhas, logo virei motivo de piada pela minha cara de assustada. Aqui em Berlim nao tem problema algum cruzar um parque de madrugada. Tudo é muito seguro. Quando tem algum incidente, o menor que seja, já é motivo para capa de jornal. Mas vou continuar tensa do mesmo jeito. nao é em 1 semana que vou tirar os traumas de uma vida toda de tensao brasileira. E mesmo assim, nao posso perder a sensibilidade porque daqui a pouco estarei de volta na terrinha. Pra falar a verdade, estou com medo de ser atropelada na primeira semana que eu chegar no Brasil. Estou me acostumando a atravessar a rua despreocupada quando o sinal de pedestre está verde. Ou entao a cruzar uma rua local despreocupada já que os carros SEMPRE dao peferencia ao pedestre.
A segunda feira foi feriado num sei de quê por aqui. Me encontrei com a Anne Dose pela manha para acompanhá-la num tur que ela ia fazer com um grupo de 40 arquitetos espanhois. Visitamos alguns predios em Berlim projetados pelo Frank O. Gary, Renso Piano, Norman Foster dentre outros. Despois passei a tarde no arquivo da Bauhaus. Muito interessante mesmo. Ver tudo aquilo que eu só tinha visto nos livros.
Na terca, foi meu primeiro dia de aula. Numa sala de alemao para estrageiros encontra-se de tudo. Na minha tem poloneses, eslovacos, italianos, chineses, portugueses, mexicanos e 2 brasileiras um saco. As duas casaram com alemaes e tem a obrigacao de fazer um curso de socializacao que inclui 600 horas de aula de alemao. Mas aih elas passam a aula inteira conversando (em portugues) e implicando com os outros alunos.. Detalhe: uma tem 32 anos e a outra 47. Sao paulistas, por isso, elas capricham na arrogancia daquelas que todo paulista tem ao chegar no nordeste. Na minha primeira aula elas pegaram uma briga com um italiano discutindo quem é melhor que quem. Vou tentar colocar o curso pra frente e ignorá-las. Mas vai ser dificil pq pelo menos os outros nao entendem portugues e a conversa delas(apesar de ser alta) eh apenas um ruido na aula. Mas para mim estou tendo um pouco de dificuldade para me concentrar.
Quarta feira foi o dia de bater pernas. Estou comecando a montar o esqueleto do meu projeto de pesquisa e já preciso de um computador. E depois de bater pernas consegui comprar meu laptop. Tô super satisfeita pq o notebook, alem de ser o que eu queria, capta a internet do visinho e agora tenho internet comigo e nao preciso mais pagar cybercafe, nem usar computadores infectados e nem mandar virus do orkut para toda a minha lista de amigos. A Lena me emprestou muitos videos em DVD para eu testar o computador e treinar meu alemao. Comecei com "Findet Nemo". A noite saimos para um bar aqui na esquina para tomar uma cerveja e consegui, na medida do possivel, conversar um bom tempo em alemao. Minha sorte eh que a Lena é super prestativa, me corrige o alemao e ensina outras coisas tambem. O ingles dela tambem é fraco o que forca ela só conversar comigo em alemao. e assim vou me acostumando com a lingua.
Quinta foi outro dia de aula e quase a professora colocava as brasileiras pra fora pela algazarra que estavam fazendo, combinando a festa que iriam fazer no show do Gilberto Gil. Dormi a tarde quase toda pq eu a Lena tinhamos chegado 3 horas da manha e tive que acordar cedinho para a aula.
Bem... sexta feira, abertura da Copa do mundo.O Tim chegou de viagem e fomos assistir o jogo da Alemanha e Costa Rica na Haus der Kultur der Welt, onde por todo o mes de junho haverá programacao da cultura brasileira onde tambem finalmente conseguirei ver um show do Chico Buarque. Fomos ainda para uma "praia" perto do centro administativo para assistir ainda Equador e Polonia. Mas já tava tarde e voltamos pelo portao de Brandeburgo só pra ver a confusao. Muuuuita gente vestida com bandeiras (dentre elas varias bandeiras brasileiras). Uma festa só. Muita policia tambem. Incrivel a quantidade de policiais quando ha algum tipode aglomeracao. Realmente eles ficam a postos só monitorando a ordem.
Ontem o Alex resolveu comemorar o seu aniversario no Wansee, um grande lago que fica na regiao metropolitana de Berlim. Consegui falar com a Anjia e o Felix e nos encontramos na estacao da S-banh. Pela primeira vez fui fiscalizada no trem. Aqui em Berlim nao existe bilheteria nem borboletas para entrar no metrô. Tudo é livre, voce entra no metrô e sai direto na plataforma de embarque sem nenhum obstaculo. Tem umas máquinas que vendem os tickets e voce tem que portar os tickets durante a viagem. Os tickets valem 2 horas e vc pode subir e descer neste tempo em qualquer onibus ou trem dentro dos limites de Berlim. Os controledores geralmente estao a paisana e depois que o trem fecha as portas eles colocam os coletes e fiscalizam os passageiros cobrando os bilhetes. quem estiver "no negro" ou seja, andando de graca, paga uma multa de 40 euros na hora. eles levam junto ateh maquinas para debitar em cartao de credito. O mais incrivel eh que realmente todo mundo no trem tinha bilhete. Por mais que soubessem que a fiscalizacao eh rara, a maioria compra o biblete. No meu caso nao vi ninguem ser multado e pra mim valeu a pena comprar o biblete do mes.
Como estou sem bicicleta, ao chegar na estacao caminhamos um pouco ateh um pier onde a Anjia e o Felix tinham um barco a vela para podermos cruzar o Lago e chegar até o local que o Alex tinha combinado. como o vento estav um pouco fraco, levamos quase 1 hora e meia para chegarmos até a "praia" e encontrarmos com o Alex lá. pouco depois que chegamos, chegou a Lena e o Paul. Finalmente encontre com o Gabriel e marcamos de ir juntos ao show do Gilberto Gil. Nossa! acho que toda Berlim vai estah nesse show.
A festa foi otima, regada a cerveja, salsicha e batata (básico). saimos de lá quase 9 da noite, mas por ser primavera o sol ainda estava claro. Nao consegui ligar para o Tim para saber se iriamos sair. Enfadada do jeito que estava só me restava a cama. Antes de dormir ainda conversei um pouco com a Arthur e a Valeria pelo msn. Bom saber noticias da terrinnha. Ruim saber que tah tudo na mesma ou indo de mal a pior. mas... a boa noticia é que um japinha que conheco foi chamado no conconcurso do TRE e que meu primo passou no concurso da caixa economica. É sempre bom saber de amigos que conseguem uma vitoria. Que a Adriana e a Raquel ganharam bolsa de estudos e estao vindo estudar aqui em Berlim.
no mais tenho que voltar aos estudos.

Nenhum comentário: